"O Seminário é o período em que aprendeis um com o outro e um do outro." (Bento XVI)
Seja Seminarista!

domingo, 28 de novembro de 2010

Natal: Celebre a solidariedade.

Princípios da Doutrina Social da Igreja:
O princípio da Solidariedade.



A Doutrina Social da Igreja propõe princípios de reflexão, apresenta critérios de juízo, orienta para a ação.
A solidariedade culmina na sociabilidade da pessoa humana, a igualdade de todos em dignidade e direito ao caminho comum dos homens para uma unidade cada vez mais convicta.
A virtude da solidariedade vai além dos bens materiais. Difundindo os bens espirituais na fé, a igreja favorece também o desenvolvimento dos bens temporais nos quais muitas vezes abri novos caminhos. Assim foi-se verificando ao longo dos séculos, a palavra do Senhor: “Buscai, em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas.” (Mt 6,33)
A sociedade garante a justiça social realizando as condições que permitem as associações e a cada um obter o que lhes é devido. O respeito pela pessoa humana considera o outro como um “outro eu mesmo”. Supõe a respeito pelos direitos fundamentais que decorrem da dignidade intrínseca da pessoa.
A igualdade entre os homens assenta sobre sua dignidade pessoal e sobre os direitos que decorrem. As diferenças entre as pessoas pertencem ao plano de Deus, o qual quer que todos nós tenhamos necessidade uns pelos outros. Essas diferenças devem estimular caridade.
A dignidade igual das pessoas humanas exige os esforços para reduzir as desigualdades sociais e econômicas excessivas e leva ao desaparecimento das desigualdades iníquas.
A solidariedade é uma virtude eminentemente cristã que pratica a partilha dos bens espirituais mais ainda que dos materiais.
São Gregório Magno dizia que “Quando damos aos pobres as coisas indispensáveis, não praticamos com eles grande generosidade pessoal, mas lhes devolvemos o que é deles. Cumprimos um dever de justiça e não tanto um ato de solidariedade”.
É preciso insistir e investir na formação da consciência social e política ancorada no princípio da solidariedade. “É uma convicção do pensamento social da igreja católica que o desenvolvimento integral do homem não pode realizar-se sem o desenvolvimento solidário da humanidade”, lembra o Santo Padre Papa Bento XVI na sua mensagem para o dia mundial da paz deste ano de 2010.



Texto Baseado no CATECISCO DA IGREJA CATÓLICA, 10ª edição, editado por Michel May dos Santos.

Nenhum comentário: